quarta-feira, 30 de maio de 2012

Reunião Pedagógica

Um momento de formação muito bom tivemos hoje, após um dia de muito trabalho. Cantamos, desacomodamos  e refletimos sobre o nosso fazer pedagógico!

A palestra: O lúdico e a Aprendizagem foi ministrada pela Assessora Pedagógica da Editora Saraiva, Alessandra Nogueira. Agradecemos pelo ótimo momento de formação.

Assembléia Escolar! É muito bom ter os pais por perto!




Os pais dos alunos da EMDLRA compareceram a escola no dia 28/05, para deliberarem em assembléia sobre o uso da verba do PAP (Ação Pedagógica). Na oportunidade aconteceu a reunião da Escola Integrada para alguns repasses importantes. As crianças que participam do Projeto encantaram a todos com uma bela apresentação em homenagem  as mães.

NOVO UNIFORME!!!

Já estamos de uniforme novo... ficou muito linda a camisa!
 Em breve o restante do uniforme será entregue, mas já é possível ver o pátio bem mais bonito!

Projeto Espalhando Sementes...



Os alunos da sala 6 do 1º turno, orientados pela professora Lana, estão desenvolvendo o Projeto Espalhando Sementes... dentro o Projeto Institucional:O MUNDO QUE EU QUERO PARA MIM... recuperando um dos jardins da escola.

Nesta fase do projeto, os alunos, junto da professora, fazem desenham e tiram fotos do local para que possam pensar em estratégias de recuperação do espaço. Já é possível perceber mudanças e devagar o jardim vai ganhando vida. !
A vice-diretora Claudia Lúcia, que adora plantas e flores tem ajudado a turma. Em breve novas flores... mais cor e beleza para nossa escola!!!
Esse é o MUNDO QUE QUEREMOS PARA NÓS!!!

sábado, 26 de maio de 2012

No mundo que eu quero...

No mundo que eu quero para mim... a colaboração é fundamental!!!
Sala 6 - 2º turno

Os Jogos e a Alfabetização!




Com o objetivo de estimular a aprendizagem e desenvolver o processo de alfabetização dos seus alunos, a professora Célia Abreu, trabalha todas as semanas com jogos de alfabetização com seus alunos de 6 anos (Sala 8 - 2º turno). É fácil perceber como os alunos se empenham e adoram o momento!!!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

"O MUNDO QUE QUERO PARA MIM"

Precisamos cuidar do mundo que queremos para nós... entender como nossas ações podem interferir no nosso ambiente em um futuro bem próximo!!! Cuidar do lugar que vivemos é cuidar de nós mesmos e daqueles que amamos.

Os alunos do 2ºciclo estão entendendo, refletindo e conhecendo novas maneiras  e assim tendo a chance de fazer um mundo novo.

O trabalho com os pequenos foi desenvolvido por Ernesto Souza Júnior da Gerência de Planej. e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição da CEMIG. Foram duas manhãs de muita conversa e aprendizado.  

Agradecemos muito as grandes contribuições! Obrigado Ernesto!




quarta-feira, 23 de maio de 2012

Durante os dias 14, 15, 16 e 17 de maio tivemos algums momentos de muita reflexão na EMDLRA. Aconteceram as Reuniões de Pais. As famílias, este ano, terão sempre a oportunidade de, além de conversarem com as professoras sobre o desenvolvimento de seus filhos, discutirem sobre temas importantes para o dia a dia em família, a relação família/escola, o limite na medida certa, dentre outros.
Estamos desenvolvendo um trabalho junto as famílias, que faz parte do Projeto "O mundo que quero para mim". No mês de maio o  tema desenvolvido foi: A FAMÍLIA QUE QUERO PARA MIM!
Para a realização deste projeto,  contaremos durante todo o ano, com a participação da Psicóloga Ariane Rolim!!!
O primeiro encontro foi muito valioso! Não deixem de participar!

                                                                        

         (...)   "A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é, a apreciar o
 esforço, a experiência, a dificuldade e aprendizagem da habilidade  de trabalhar com os outros para fazer as coisas. Que tudo que adquirimos necessita de esforço, investimento e respeito.
             Assim estará preparando o seu filho para um futuro de sucesso!"   (...)

Contando e Cantando Histórias no Loreto!




Hoje vivemos momentos de muita alegria, arte e história em nossa Escola. Recebemos a visita do contador de história Hélio Marinho, através de um projeto do SESC-MG, que encheu de encanto todos os cantos do Loreto... Ele cantou e contou histórias e trouxe magia para todos os alunos, funcionários e professores. É esse mundo que queremos para todos nós: um mundo de muita arte e magia... Um mundo mais bonito e mais feliz! AMANHÃ TEM MAIS???? TEM SIM SENHOR!!!

terça-feira, 22 de maio de 2012




Murais da sala 4  - 1º e 2º turnos: trabalhos que feitos nas aulas de Arte - Colorido de figuras geométricas planas utilizando as idéias das obras de Victor Vasalarey: cores vivas, contrastando claro e escuro.

sábado, 19 de maio de 2012

Escolha do Livro Didático... momento de reflexão!

Estamos nos preparando para escolhermos os livros didáticos que serão usados pelos nossos alunos nos próximos 3 anos. É um momento de refletirmos, analisarmos bem os materiais disponíveis e nos embasarmos, na busca da melhor escolha. Hoje assistimos a duas palestras oferecidas pelas editoras Ática e Scipione: Terezinha Bertim (autora de livro didático) e do renomado Prof. Celso Antunes.
Destacamos:
  • O livro didático para ser bom precisa propiciar, em vários momentos, a interação professor/aluno.
  • Com motivação e estímulos as crianças dão saltos na organização do pensamento.
  • Na escola as crianças precisam ter momentos coletivos, mas também precisam ter o tempo do CONSIGO MESMO.
  • Precisamos ensinar a ouvir, enxergar e dizer, que é diferente de escutar, ver e falar.
  • Um conceito quando aprendido pode e deve ser dito de várias maneiras.
  • Às vezes é preciso fingir não saber para provocar: esta é a alma do ensinar.
  • Quanto vale a magia da palavra do professor?


Escola Integrada vai ao Clube!






Com chuva ou com o solzinho fraquinho, mas muito gostoso, os alunos da Escola Integrada, acompanhados pela Coordenadora Roneide, a monitora de apoio Daniela, demais monitores, professoras e funcionários da escola, vão ao Clube Sírio Libanês e aproveitam as piscinas, brinquedos e todos os espaços que o clube oferece. Para alguns alunos:  "este foi o melhor passeio de minha vida!". Os passeios aconteceram nos dia 15 e 17 de maio e foi um sucesso!

Alunos da EJA usam a Biblioteca!




A partir de 2012 os alunos da EJA da nossa Escola usam o espaço da Biblioteca, levam livros para casa toda semana e aproveitam do prazer de ler bons livros e ouvirem "deliciosas" histórias!

Em obras o ano todo!!!



Reforma na Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu - OP: Demolição integral da quadra e da arquibancada existente, construção de nova quadra poliesportiva com arquibancada para 180 pessoas, vestiários masculino e feminino, adequação e reforma do sanitário da secretaria e da rampa do recreio coberto/refeitório e recomposição do piso da rampa de acesso ao segundo pavimento. Sabemos que este ano não vai ser fácil... pouco espaço... sem quadra... Mas o resultado será uma grande mudança para todos nós!!!
 

 


         UFA!!!!


            FIM DO 1º TRIMESTRE!                          

      AGRADECEMOS A TODAS PELO EMPENHO E PARABENIZAMOS PELO EXCELENTE TRABALHO.

      CADA UMA DE VOCÊS ENGRANDECE A NOSSA EQUIPE.

      DESEJAMOS MUITA FORÇA E PAZ NO SEGUNDO TRIMESTRE E NOS COLOCAMOS ,MAIS UMA VEZ ,A DISPOSIÇÃO PARA AUXILIÁ-LAS NO QUE FOR PRECISO.

                ABRAÇOS!
                                   COORD.PEDAGÓGICA       2012







domingo, 13 de maio de 2012

Alguns momentos do Projeto "O mundo que eu quero para mim"







Teatro... nosso jardim... apresentação da Escola Integrada no lançamento do projeto... passeata do combate a Dengue... na sala... evento do projeto!!!